terça-feira, 11 de setembro de 2012

Certificação Genexus - Simulado Parte II

Bom pessoal após a Parte I, daremos continuidade ao nosso assunto sobre certificação Genexus, hoje iremos realizar mais 3 questões do nosso simulado. A partir destas questões podemos nos habituar ao tipo de prova que a Artech estrutura e dessa forma nos prepararmos melhor.

2. Considere uma aplicação Genexus para uma montadora de automóveis. Um carro é composto por vários tipos de peças (PecaTipo). Um tipo de peça pode fazer parte de muitos carros. Determine o desenho das transações que considera correto para representar esta realidade.

Genexus Blog

Resposta: B - conforme o enunciado, um carro contém VÁRIOS (N) tipos de peças, e UM tipo de peça faz parte de MUITOS (N) carros. A alternativa que contém o relacionamento de N-N entre carro e tipo de peça é a B.

3. Considere uma aplicação Genexus para uma montadora de automóveis. Um carro é composto por varias peças (Peca). Estas peças são utilizadas unicamente para estes carros, por conseqüência não pode haver peça que não esteja associada a um carro. Determine o desenho das transações que considera correto para representar esta realidade.

Genexus Blog

Resposta: C - esta questão é um pouco confusa, precisamos analisar com atenção. O enunciado nos diz que NÃO podem haver peças sem carros, logo não irá existir uma transação única para peças, ela é na verdade, um nível da transação carros. Dessa forma, nunca irá existir uma peça órfã.

4. Considere uma aplicação Genexus para uma montadora de automóveis. A partir do desenho das transações, determine a estrutura física das tabelas que o Genexus criará.

Genexus Blog

Resposta: B - ao analisarmos as transações percebemos a existência de 4 tabelas. Na transação Remessa verificamos a existência de uma chave estrangeira (LocomotivaId) e de uma função (RemessaTotal), logo o atributo LocomotivaNome é inferido, depende de sua chave LocomotivaId. Portanto, assim como o atributo função, não irá existir fisicamente na tabela de Remessa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o restante do simulado através dos links:

Deixe um comentário com o seu email e posso repassar o documento pdf que contém esta e mais 16 questões!

6 comentários:

  1. Eduardo, achei muito legal a iniciativa de disponibilizar esse material para quem tem o interesse de tirar a certificação. Parabéns pelo blog!
    Você poderia por favor enviar o documento com o restante das questões para malcon.moura.lima@gmail.com, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Malcon, espero dar uma contribuição à comunidade Genexus. Simulado compartilhado através do email. Abraço

      Excluir
    2. Eduardo, parabéns pelo blog!
      Por favor, poderia me mandar o simulado Jr por email?
      Obrigado! Abs

      jrgseverino@gmail.com

      Excluir
    3. Tem no site genexus.

      Excluir
  2. Cara muito bom mesmo, basicamente a certificação é sobre modelagem das tabelas?
    As provas de cada nivel mudam ou são sempre as mesmas questões?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington, as provas mudam de acordo com cada nível de certificação, o conteúdo das provas é basicamente o mesmo, o que muda é o dificuldade das questões. São cobrados: tipos de relacionamento (1-N,1-1 e N-N); tipos de For Each; Business Component; SDT; Data Provider; Web Panel (Com e Sem Tabela Base); Subtipos; Pattern; Tabela Estendida; Data Selector; Ordem de Disparo de Regras em Transação; Ordem de Eventos em Web Panel; Fórmulas Globais e Locais. Este simulado contém 17 questões, estas são apenas as primeiras.
      Abraço!

      Excluir