segunda-feira, 22 de abril de 2013

Testando a sua aplicação em diferentes dispositivos e browsers

Durante o desenvolvimento de aplicações, é fundamental visualizarmos em diferentes dispositivos e variáveis de browsers, o resultado obtido.

Hoje em dia, ao escolhermos um browser favorito temos diversas opções disponíveis para download. Antigamente éramos "obrigados" a trabalhar com o Internet Explorer, não havia outras possibilidades, porém esta pouca opção dava uma grande segurança aos web designers. 

Ao criar um design para um software, tínhamos a certeza que este design iria se comportar adequadamente em qualquer ambiente. Hoje, porém, um usuário pode além de escolher o browser a ser trabalhado, determinar a resolução de tela mais adequada para o dispositivo de acesso.

Além de computadores, nossos usuários podem querer acessar as aplicações através de smartphones, tablets, netbooks, notebook, desktops e Smart TV. Cada dispositivo possui uma configuração e uma linguagem, e é ai que nosso design vai pro saco.

Foi em virtude destes problemas que surgiu um novo conceito de design, o Design Responsivo. A principal característica do design responsivo é se adaptar adequadamente ao dispositivo de acesso. 

Hoje não irei entrar em mais detalhes a respeito deste conceito, porém irei dar duas dicas de como podemos testar nossas aplicações em diferentes dispositivos e browsers, sem precisar instalar e realizar isto na mão..

A primeira dica é o site ScreenFly, este site permite testarmos a aplicação gratuitamente em diferentes resoluções de tela (1024x600; 1024x768;etc), modelos de smartphones (RAZR, Galaxy, Iphone), tablets (Google; Kindle; Apple), Televisões e é claro notebooks, netbooks e desktops.


A segunda dica é sobre o BrowserShots, neste site é necessário realizar uma conta informando nome, email e senha. Através do BrowserShots podemos escolher uma URL, e definir as opções de browser e sistema operacional a ser testada esta URL. São mais de 130 opções de browsers, desde o Internet Explorer 5.0 à última versão do Google Chrome, e 4 opções de sistemas operacionais, desde o clássico Windows ao próprio MAC. O resultado pode demorar até 2 minutos, mas isto dependerá as opções definidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário